Foguete Starship da SpaceX explode após lançamento; VÍDEO

Foguete Starship da SpaceX explode após lançamento; VÍDEO

Veículo espacial apontado como o mais poderoso da história saiu da plataforma na manhã desta quinta-feira (20), mas não conseguiu atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação no voo de teste.


  • O superfoguete é uma grande aposta da empresa de Elon Musk, e o lançamento dele já havia sido adiado na segunda-feira devido a um problema no propulsor.

  • Nesta quinta, a missão terminou com o veículo explodindo no céu três minutos depois da decolagem, de uma base no Texas, nos EUA.

  • A SpaceX não informou as causas do acidente e declarou que as equipes continuarão o trabalho de revisão.

  • ‘Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses’, disse Musk após a explosão.

  • O veículo foi projetado para levar até 100 pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte; viagem de teste em torno da Terra duraria uma hora e meia.

Foguete Starship explode após lançamento

Foguete Starship explode após lançamento

A Starship, nave da SpaceX , explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de sair da base em Boca Chica, no estado americano do Texas (veja vídeo acima). Não havia tripulação neste voo de teste.

O lançamento ocorreu às 10h33 (horário de Brasília), mas a nave mais poderosa da história não conseguiu atingir a órbita terrestre.

O propulsor (Super Heavy) estava programado para se separar da cápsula da Starship, mas isso não ocorreu. A missão terminou com o veículo explodindo no céu após cerca de quatro minutos da decolagem.

O voo teria duração de 1h30 se o teste tivesse sido bem-sucedido. Nesse cenário, a Starship continuaria sua subida, completando uma volta quase completa em torno da Terra antes de cair no Oceano Pacífico.

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX , e os funcionários da empresa comemoraram por atingir o objetivo principal que seria tirar a espaçonave do solo, segundo a agência Reuters.

“Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, disse Musk.

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e a experiência de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, disse a SpaceX logo após a missão.

Lançamento da Starchip da SpaceX — Foto: Go Nakamura/Reuters

O veículo foi projetado para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários (veja detalhes abaixo).

Apesar do problema de hoje, a SpaceX tem grandes feitos em exploração espacial. A Inspiration4, por exemplo, foi uma histórica missão espacial de 3 dias orbitando a Terra.

A empresa levou civis para mais longe do que astronautas têm ido nos últimos tempos e superou os voos de outros bilionários que estão de olho nesse mercado.

Foguete desenvolvido para viagens à Lua e a Marte, explodiu durante seu primeiro voo de teste, pouco depois da decolagem.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?

Read More

Leave a Reply

Your email address will not be published.